Accioly Cardoso Lima E Silva
SOBRE ACCIOLY CARDOSO LIMA E SILVA
Nascido em Balsas e criado em São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Cardoso desde a infância acompanha as atividades políticas na cidade. Participou de varias campanhas eleitorais ao lado pai, Francisco Cardoso, e do irmão, Ítalo Cardoso, moldando a paixão pelos interesses sociais e desenvolvimento da cidade.
A carreira profissional de Accioly também é ilibada, iniciada em Palmas, onde se graduou advogado. Em paralelo à atuação no campo do Direito, Accioly Cardoso intensificou sua relação com a política e, aos 43 anos, decidiu candidatar-se a prefeito.
Em 2020, Accioly Cardoso decidiu buscar seu maior sonho, ser prefeito de São Raimundo das Mangabeiras. Com uma plataforma de campanha voltada para o resgate dos tempos áureos da cidade sertaneja, foi candidato a prefeito de Mangabeiras pela coligação “A mudança que a gente quer” composto pelos partidos: PSD, REPUBLICANOS, PP, PDT, MDB, DEM E PSB ; tendo como candidato a vice-prefeito Dr. Adilton Costa.
Após uma campanha que conquistou os corações dos Mangabeirenses, Accioly foi eleito com mais de 6 mil votos válidos. O jovem prefeito assumiu o mandato comprometido em fazer Mangabeiras voltar a ser uma potência regional, com prioridade para a saúde, educação, ação social e desenvolvimento sustentável.
ATRIBUIÇÕES DO PREFEITO:
Autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União.
Também cabe ao chefe do executivo municipal zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social.
Abaixo algumas competências específicas da atividade do prefeito:
-Organizar os serviços públicos de interesse local;
-Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
-Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
-Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
-Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
-Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
-Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
-Zelar pelo meio ambiente e limpeza da cidade.